Área Doutrinária

A Área Doutrinária é composta pelos núcleos coordenados pela diretoria, sob a responsabilidade da Vice-Presidência Doutrinária, com a finalidade de atender e desenvolver os objetivos fins da Sociedade Espírita Natanael.

I. Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE

É a Área encarregada de promover, coordenar e orientar as atividades da recepção, atendimento fraterno pelo diálogo, explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, atendimento pelo passe e irradiação, visando à preservação dos princípios doutrinários.

II. Área do Estudo do Espiritismo – AEE

É a Área encarregada de coordenar, orientar e incentivar o estudo da Doutrina Espírita, visando à preservação dos princípios doutrinários, baseando sua atuação na Codificação Kardequiana e nas diretrizes emanadas do Movimento Espírita Nacional e Estadual, elaborando materiais para as atividades e promovendo reuniões de facilitadores dos grupos de estudo da Doutrina Espírita.

III. Área da Mediunidade - AM

É a área encarregada de promover, coordenar e orientar o estudo e a prática da mediunidade, visando à preservação dos princípios doutrinários e ao cumprimento dos dispositivos contidos nos documentos federativos emanados do Movimento Espírita Nacional e Estadual, elaborando materiais para as atividades e promovendo reuniões de trabalhadores da respectiva área.

IV. Área da Família - AFA

É a Área encarregada de promover, coordenar, orientar e apoiar a tarefa de Evangelização da Família.

V. Área da Infância e Juventude – AIJ

Promover o conhecimento dos ensinos morais do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita para crianças e jovens. Promover a integração dos evangelizandos consigo mesmo, com o próximo e com Deus; Proporcionar aos evangelizandos o estudo da Lei natural que rege o universo, bem como a natureza, origem e destino dos Espíritos e suas relações com o seu mundo corporal; Proporcionar aos evangelizandos conhecerem-se como seres integrais, conscientes, críticos, participativos, cidadãos do universo, agentes transformadores do meio e em direção à perfeição.

VI. Área da Comunicação Social Espirita - ACSE

Tem por objetivo a divulgação da Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto, no âmbito da Sociedade Espírita e externamente para a sociedade em geral, a promoção da interligação das demais áreas desenvolvendo uma maior integração dentro da casa em prol da Doutrina Espírita. Compreende a divulgação para estimular a leitura e o estudo das obras básicas e complementares da Doutrina através dos diferentes meios de comunicação. Compõem a área a sala de leitura, as redes sociais, os murais, campanhas publicitárias e avisos em geral.

VII. Área de Assistência e Promoção Social Espírita - AAPSE

Tem por objetivo atender às pessoas e às famílias assistidas pelo Centro Espírita, conjugando a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, visando a sua promoção social e o crescimento espiritual, Igualmente, visa proporcionar ao frequentador do Centro Espírita oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho, junto às pessoas e famílias em situação de carência sócio econômica-moral-espiritual.